É possível pedir restituição de ITBI pago sobre imóveis adquiridos nos últimos cinco anos

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Recentemente o STJ estabeleceu, por unanimidade, que o cálculo do ITBI deve ser feito com base no valor da transação de compra ou transferência de imóvel. Ou seja, a base de cálculo do imposto não pode ser àquela estipulada pelo município, como o valor venal, por exemplo.

Isto porque, o valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é adequado com o valor de mercado e só poderia ser desconsiderado pelo fisco mediante instauração de processo administrativo próprio (art. 148 do CTN). No mesmo sentido, o município não pode arbitrar previamente a base de cálculo do ITBI com respaldo em valor de referência por ele estabelecido unilateralmente.

Deste modo, quem comprou um imóvel residencial ou comercial nos últimos cinco anos poderá pleitear a restituição da quantia paga a maior de ITBI.

Para saber qual foi a base de cálculo utilizada no pagamento, basta olhar na escritura e nos documentos de lançamento do imposto, se foi o valor da transação (que consta na escritura), se foi o valor venal do imóvel (que consta no carnê de IPTU) ou se foi o valor de referência utilizado pela prefeitura. 

Se você recolheu o imposto na forma dos últimos dois exemplos, recomendamos que procure pela assessoria jurídica de sua confiança, para proposição da competente ação de restituição do valor pago a maior, nos termos do artigo 165, inciso I do Código Tributário Nacional. 

Por: Nathalia Ferreira Antunes

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »