Você já ouviu falar sobre a transação tributária?

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

A transação tributária nada mais é do que a possibilidade do contribuinte negociar seus débitos perante o fisco. Isto é, trata-se de um acordo celebrado entre contribuintes e fisco para extinguir o crédito tributário.

Com a publicação a Lei Federal 13.988/2020, a Procuradoria da Fazenda Nacional passou a fomentar diversas modalidades de transação (acordos) para que os contribuintes possam regularizar seus débitos federais com descontos de multa e juros ou com prazo de pagamento facilitado.

Ao longo destes últimos dois anos, foram regulamentadas transações específicas para o setor de eventos, para as pequenas empresas, para as empresas em recuperação judicial, para os débitos rurais e fundiários, para as dívidas do FUNRURAL e para os contribuintes em dificuldade financeira. E, nos últimos dias, inclusive, foi regulamentada transação que possibilita ao contribuinte pagar seus débitos compensando prejuízo fiscal acumulado.

Posteriormente à Lei Federal 13.988/2020, os fiscos estaduais e municipais também passaram a disciplinar a possibilidade de negociação. Por exemplo, hoje, no Estado de São Paulo vige a Lei Estadual 17.293/2020. E, no Município de São Paulo, a Lei Municipal nº 17.324/20. Ambas, permitem ao contribuinte regularizar suas pendências com descontos de multas e de juros, facilitando o pagamento.

Considerando que existem diversas modalidades de transação e que cada uma serve a um propósito específico, recomenda-se que as pessoas físicas e jurídicas com débitos federais, estaduais e municipais em aberto busquem sua assessoria fiscal para melhor compreensão do assunto e para garantir o direito à regularização dos débitos de forma favorecida.

Autor: Tiago Lucena Figueiredo

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »