TIVE O MEU PROCEDIMENTO NEGADO. E AGORA???

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Se você teve o seu procedimento negado pela operadora de plano de saúde, o primeiro passo a ser dado é solicitar por escrito essa negativa.

Conforme Resolução Normativa 395/2006 da ANS, toda solicitação deve ter um número de protocolo (art. 08º) e as informações sobre o procedimento ou serviço solicitado devem ser prestadas de maneira imediata (art. 04º), especialmente em casos de urgência e emergência.

Não sendo possível a resposta imediata, deve ser prestada a informação direto ao beneficiário no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, e em casos de alta complexidade, em até 10 (dez) dias úteis (art. 09º).

A resposta da operadora deve apresentar os motivos da negativa em linguagem clara e adequada, indicando ainda a cláusula do contrato ou o dispositivo legal que justifica a negativa (art. 10). A informação ainda pode ser reduzida a termo e por escrito, por solicitação do beneficiário e sem qualquer ônus, e em seguida disponibilizada por correspondência ou meio eletrônico, em até 24h (vinte e quatro horas) (art. 10, §1º).

O descumprimento dessas normas por parte da operadora de plano de saúde, pode resultar em multa de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) (art. 16).

Assim, com a negativa do seu plano por escrito em mãos, procure um advogado especializado em Direito da Saúde para avaliação do seu caso, e faça valer os seus direitos!

Autor: Dr. Olavo Salomão Ferrari

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »