Tabela do IPI é alterada e alíquota é reduzida em 35% para a maioria dos produtos

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Publicado em 28 de abril de 2022 e em vigor desde 1º de maio, o Decreto nº 11.055 alterou a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI) e promoveu redução de 35% da alíquota do IPI para a maioria dos produtos, seguindo a tendência de diminuição da carga tributária produzida com o Decreto nº 10.979/22.

Algumas categorias de bens beneficiados pela nova redução foram: aparelhos de televisão e de som, armas, artigos de metalurgia, brinquedos, calçados, carros, máquinas, móveis e tecidos. Contudo, outros artigos não foram contemplados com nova alíquota, mantendo-se no patamar estabelecido pelo Decreto nº 10.979/22. Entre estes artigos estão: telefones celulares, televisões, motocicletas, fornos micro-ondas, artigos de joalheria e aparelhos de ar-condicionado.

Considerando que não houve minoração generalizada das alíquotas, recomenda-se às empresas que praticam o fato gerador do IPI que busquem sua assessoria jurídica para compreender melhor o assunto e garantir a emissão das notas fiscais futuras em conformidade com o novo quadro normativo.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »