Tabela do IPI é alterada e alíquota é reduzida em 35% para a maioria dos produtos

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Publicado em 28 de abril de 2022 e em vigor desde 1º de maio, o Decreto nº 11.055 alterou a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI) e promoveu redução de 35% da alíquota do IPI para a maioria dos produtos, seguindo a tendência de diminuição da carga tributária produzida com o Decreto nº 10.979/22.

Algumas categorias de bens beneficiados pela nova redução foram: aparelhos de televisão e de som, armas, artigos de metalurgia, brinquedos, calçados, carros, máquinas, móveis e tecidos. Contudo, outros artigos não foram contemplados com nova alíquota, mantendo-se no patamar estabelecido pelo Decreto nº 10.979/22. Entre estes artigos estão: telefones celulares, televisões, motocicletas, fornos micro-ondas, artigos de joalheria e aparelhos de ar-condicionado.

Considerando que não houve minoração generalizada das alíquotas, recomenda-se às empresas que praticam o fato gerador do IPI que busquem sua assessoria jurídica para compreender melhor o assunto e garantir a emissão das notas fiscais futuras em conformidade com o novo quadro normativo.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA TERCERIZAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, COM CESSÃO DE MÃO DE OBRA.

O STF, no julgamento da ADC n° 16, declarou a Constitucionalidade do art. 71, do § 1° da Lei n°8.666/93, que veda a transferência automática da responsabilidade subsidiária do ente público quanto aos encargos trabalhistas decorrentes de contrato de prestação de serviços entre empresas terceirizadas e a administração pública.  Diante

Ler mais »