STJ VAI DECIDIR QUAL SÓCIO SERÁ O RESPONSÁVEL PELAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS DE EMPRESA ENCERRADA DE FORMA IRREGULAR

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça deve julgar, no dia 24 de novembro de 2021, qual sócio será o responsável pelos débitos tributários da empresa encerrada irregularmente. 

A controvérsia está entre atribuir a responsabilidade tributária ao sócio gestor na época do fato gerador do tributo mesmo não faça mais parte do quadro societário da empresa, ou, imputar a dívida ao sócio responsável quando da dissolução irregular da empresa.

A União Federal – Fazenda Nacional defende a tese de que a cobrança deve ser redirecionada ao sócio responsável no momento do fato gerador do crédito tributário, mesmo que não tenha colaborado com o fechamento irregular da empresa. 

Contudo, existem decisões divergentes, cujo entendimento é que o sócio que não participou do ato ilícito de dissolução irregular da empresa não pode ser responsabilizado pelas dívidas tributárias.

O Superior Tribunal de Justiça ainda não pacificou a questão. Dessa forma, o julgamento do presente tema certamente refletirá em todo o contexto de responsabilidade tributária da pessoa física do sócio na hipótese de dissolução irregular da empresa.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »