STJ: Contribuição Previdenciária não incide sobre salário-maternidade

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

No ano de 2015, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que a contribuição previdenciária incidiria sobre férias gozadas, 13º proporcional ao aviso prévio indenizado e salário-maternidade.

Contudo, em Juízo de retratação, os Ministros decidiram rever o posicionamento, e entenderam que não incide a contribuição previdenciária sobre verbas pagas à título de salário-maternidade.

Nos termos do voto-vista da Ministra Assusete Magalhães, a decisão deve seguir o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal nos autos do julgamento do RE 576967 (Tema 72 da Repercussão Geral), que fixo a seguinte tese: “é inconstitucional a incidência da contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário-maternidade”.

Por Bárbara Galhardo Paiva.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA TERCERIZAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, COM CESSÃO DE MÃO DE OBRA.

O STF, no julgamento da ADC n° 16, declarou a Constitucionalidade do art. 71, do § 1° da Lei n°8.666/93, que veda a transferência automática da responsabilidade subsidiária do ente público quanto aos encargos trabalhistas decorrentes de contrato de prestação de serviços entre empresas terceirizadas e a administração pública.  Diante

Ler mais »