STJ: Contribuição Previdenciária não incide sobre salário-maternidade

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

No ano de 2015, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que a contribuição previdenciária incidiria sobre férias gozadas, 13º proporcional ao aviso prévio indenizado e salário-maternidade.

Contudo, em Juízo de retratação, os Ministros decidiram rever o posicionamento, e entenderam que não incide a contribuição previdenciária sobre verbas pagas à título de salário-maternidade.

Nos termos do voto-vista da Ministra Assusete Magalhães, a decisão deve seguir o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal nos autos do julgamento do RE 576967 (Tema 72 da Repercussão Geral), que fixo a seguinte tese: “é inconstitucional a incidência da contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário-maternidade”.

Por Bárbara Galhardo Paiva.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »