STJ AUTORIZA ASSOCIAÇÕES DE MORADORES A UTILIZAREM OS JUIZADOS ESPECIAIS.

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por Olavo Salomão Ferrari (OAB/SP 305.872).

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão recente da 04ª Turma, reafirmou que os Juizados Especiais podem julgar ações de cobrança movidas por associações de moradores, desde que o valor da causa seja inferior a 40 salários-mínimos.

O colegiado decidiu a favor do recurso interposto pela associação de moradores, revertendo uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que havia extinguido a ação de cobrança da associação perante o Juizado Especial, argumentando que não havia previsão legal para tal.

A relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, citou diversos precedentes e destacou que o STJ reconhece a possibilidade de condomínios litigarem nos Juizados Especiais. Além disso, equipara associações de moradores a esses condomínios, mesmo que não estejam expressamente mencionadas na lei 9.099/95, devido à similaridade de interesses.

Segundo a ministra, o valor da causa é o critério principal para definir a competência dos Juizados Especiais, ressaltando ainda que, com a entrada em vigor do Código de Processo Civil de 2015, não há mais o procedimento sumário e, por essa razão, a competência para processar e julgar ações de cobrança, tanto de condomínios quanto de associações de moradores, não é mais determinada pelo inciso II do artigo 3º da lei 9.099/95, conforme entendimento anterior do STJ, e sim pelo respectivo inciso I do mesmo artigo, que estipula o limite de 40 salários-mínimos.

Fonte: STJ (RMS n. 67.746, Rel. Ministra Maria Isabel Gallotti, julgado em 25/04/023).

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »