STF REINICIARÁ EM 2023 O JULGAMENTO SOBRE A COBRANÇA DO DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS DE ICMS REGULAMENTADO PELA LC N° 190/2022

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Ronaldo Montesano Canesin

A Ministra Presidente do STF, Rosa Weber, realizou pedido de destaque nos autos das Ações Diretas de Inconstitucionalidade n° 7066, 7070 e 7078 para que elas sejam julgadas em sessão plenária presencial do STF de 2023. Dessa forma, a Ministra atendeu ao pleito de governadores, que apontaram preocupação com queda na arrecadação em reunião ocorrida em 12 de dezembro de 2022.

Dessa forma, ocorre a terceira paralisação no julgamento das referidas ADIs no ano corrente, sendo que a última ocorreu em função do pedido de vistas do Ministro Gilmar Mendes que suspendeu a sessão de julgamento iniciada em 04 de novembro de 2022. No entanto, o que marca a interrupção mais recente é a mudança do julgamento da sessão virtual para a presencial e os efeitos dessa alteração. 

O principal efeito do destaque pedido é a ocorrência do julgamento como um todo desde o início, sendo necessária nova publicação dos votos de todos os Ministros. Assim, foi momentaneamente desfeita a maioria que estava em vias de consolidação em favor da declaração da inconstitucionalidade da cobrança, no ano de 2022, do diferencial de alíquotas de ICMS regulamentado na LC n° 190/2022.

Considerando que o julgamento será reiniciado em 2023, recomenda-se aos contribuintes que praticam o fato gerador do ICMS que busquem sua assessoria jurídica para melhor compreender o assunto e entender as possíveis repercussões resultantes desse novo julgamento em seus negócios.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »