SIMPLES NACIONAL: EMPRESAS INADIMPLENTES NÃO SERÃO EXCLUÍDAS DO SIMPLES NO ANO DE 2020

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Finalmente, após inúmeras notícias desagradáveis relacionadas a COVID-19, é anunciada medida tributária favorável aos contribuintes.

No dia 27 de julho de 2020 a Receita Federal informou que as micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples Nacional não serão excluídas do regime especial no ano de 2020.

O pedido foi realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e foi acolhido pelo fisco que determinou a suspensão do processo de notificação e expulsão do regime especial, visa-se com esta medida ajudar aos pequenos negócios que tanto foram afetados pela pandemia da COVID-19.

Foi realizado levantamento pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas no qual foram ouvidos 6.470 proprietários de micro e pequenas empresas em todo o país.

Nesta pesquisa, realizada entre os dias 25 e 30 de junho, observou-se que a perda média de faturamento é de 51%, enquanto no mês de abril o índice chegou a 70%. Ou seja, o Sebrae observou a aproximação de severos reflexos econômicos aos empresários com a implementação do isolamento social em decorrência da Pandemia da Covid-19.

Desta forma realizou o pedido de suspensão das exclusões, como forma de reduzir as consequências negativas, dando-se um fôlego aos mesmos. Essa medida deve beneficiar aproximadamente 1 milhão de pequenas e médias empresas. Isto porque, em 2019, mais de 730 empresas foram notificadas para exclusão do Simples por débitos tributários, e 506 mil empresas acabaram ao final excluídas do regime.

A manutenção das micro e pequenas empresas no Simples Nacional é de extrema importância. Primeiramente, por se tratar de um regime que unifica a cobrança de tributos federais, estaduais e municipais em um único boleto, posteriormente, por se tratar de uma importante ação para a recuperação dos negócios de menor porte, estes os principais afetados pela Pandemia e pela paralização de suas atividades.

As informações foram retiradas dos sites da Receita Federal e da Agência Brasil:

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Noticias/NoticiaCompleta.aspx?id=cd4b4d72-7d9a-4460-9152-4817899e4edd

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-07/empresas-inadimplentes-nao-serao-excluidas-do-simples-em-2020

Por Dra. Mariana Nascimento Silveira

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »