Programa de Apoio à Conformidade Tributária (PAC/PJ) da Receita Federal: Sua Empresa Pode Ter Facilidade na Adequação aos Controles Fiscais

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Nos dias de hoje, especialmente na perspectiva das empresas brasileiras, é muito comum que haja problemas quanto às escriturações e as representações das reais movimentações financeiras e operacionais, muito devido ao próprio sistema tributário do país, tendo em vista sua enorme burocratização e sua complexidade muito acima se comparado com outros modelos.

Consequentemente, também é muito comum que as empresas venham a ser fiscalizadas e autuadas pelo fisco, uma vez que não houve as adequações aos padrões esperados. Assim, muito embora grande parte das empresas se esforce ao máximo para estar de acordo com toda a legislação e procedimentos, acabam por criar mais pendências e atrapalhar o operacional do negócio realizado.

Nesse sentido, qualquer ajuda por parte dos órgãos fiscalizadores é bem-vinda. E foi nessa esteira que recentemente a Receita Federal agiu. Esta criou o PAC/PJ: Programa de Apoio à Conformidade Tributária (PAC/PJ), programa que busca auxiliar as empresas nas adequações à legislação tributária.

Especificamente, o programa se presta a ajudar as empresas a cumprirem todos os requisitos e procedimentos da escrituração contábil no ano presente, informando tudo que deve constar na Escrituração Contábil Fiscal (ECF) 2021 antes do fim do prazo de entrega, que é em 30/09.

O modo de atuação do programa se dá de ofício: a própria Receita Federal comunica os contribuintes que possuem erros ou pendências na ECF do exercício 2020, de modo a possibilitar correta apuração de tributos, objetivando diminuir os riscos da empresa envolvendo ações de fiscalização, malhas e demais.

Assim, a Receita cruzou os dados das diversas empresas e suas escriturações referentes a 2020 e expediu mais de quarenta mil Comunicações de Dados a Escriturar na ECF 2021, indicando o que deve ser feito para estar em conformidade.

Caso sua empresa tiver algo a ser regularizado na próxima escrituração, ela terá recebido em sua caixa postal do e-CAC as orientações para o preenchimento desse ano vigente, bem como inúmeras informações sobre estatísticas sobre os procedimentos contábeis.

Portanto, nota-se que o PAC/PJ é uma excelente iniciativa da Receita Federal, facilitando muito a vida das empresas nesse emaranhado de informações contábeis, especialmente em período de pandemia. Dessa forma, fundamental verificar a caixa postal do e-CAC de sua empresa, para verificar o recebimento dessa comunicação. Ainda, recomenda-se que haja acompanhamento por profissionais especializados, de modo a estruturar as obrigações tributárias no cotidiano e evitar ais ainda os riscos.

Por: Douglas Toci Dias

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »