OS DIREITOS DAS PESSOAS COM CÂNCER: Saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.

A Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, prevê que as pessoas acometidas com câncer podem sacar o FGTS, vejamos:

Art. 20. A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada nas seguintes situações:

XI – quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia maligna.  

Referida normativa permite que este fundo seja utilizado neste momento de grande dificuldade em que a pessoa ou seus dependentes estão realizando o tratamento da doença, porque todos sabemos que o tratamento envolve muitos gastos, e estes valores podem ser cruciais para reduzir os problemas sofridos.

Por Dra. Ana Luiza Figueira Porto

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” implicit=”true”]

[gmap address=”” latitude=”” longitude=”” zoom=”14″ marker=”1″ html=”” popup=”” controls=”” scrollwheel=”” maptype=”ROADMAP” hue=”” width=”0″ height=”400″]

[/gmap]

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »