O plano de saúde do titular foi extinto ou cancelado? Saiba o que o dependente precisa fazer!

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Quando o vínculo com o plano de saúde é extinto ou cancelado, seja pela operadora do plano ou por um ex-companheiro ao fim do casamento ou da união estável, por exemplo, não significa que o contrato em si tenha sido extinto.

Neste sentido, a Agência Nacional de Saúde (ANS) regulamenta que, ao dependente já inscrito no plano de saúde, seja assegurado o direito à manutenção das mesmas condições contratuais.

Assim, se o plano de saúde realizar a exclusão do dependente sem assegurar tal direito, a prática é considerada abusiva e indevida e, para reverter essa situação, o dependente precisa pleitear a regularização em âmbito administrativo e/ou judicial.

Você pode encontrar a fundamentação legal no artigo 3º, §1º da Resolução nº 195/2009 da Agência Nacional de Saúde – ANS.

Caso tenha essa ou outras dúvidas, consulte sempre um advogado especializado.

Autora: Jéssica Francisco de Alcantara

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »