Novo entendimento do CARF afasta responsabilidade solidária de sócios de empresa autuada por fraude.

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

O julgamento representa uma importante mudança de posicionamento da 3ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), que antes considerava, por maioria de votos, que a simples prática da infração à legislação tributária e penal seria o suficiente para ensejar a responsabilidade solidária dos sócios. 

No processo 13819.723481/2014-66, foi identificado um esquema fraudulento entre empresas fantasmas que emitiam documentos falsos, geravam créditos e despesas fictícias. 

Sendo assim, o Fisco lavrou o auto de infração imputando a responsabilidade não somente à empresa, mas aos seus devedores solidários, com fundamento na prática de fraude.

Contudo, ao analisar o caso, o CARF reconheceu a fraude, mas decidiu afastar a responsabilidade solidária, em razão da inexistência de provas cabais das condutas individualizadas de cada devedor solidário, e inexistência de que agiram com a intenção de fraudar o Fisco.

 Segundo a relatora, Conselheira Vanessa Cecconello, para atribuição da responsabilidade solidária, deve existir comprovação individualizada das condutas que, para a julgadora, não ocorreu. Houve o acompanhamento do voto por quatro conselheiros.

Após o empate de votos, houve a aplicação do voto de qualidade, prevalecendo o duplo peso da posição do Presidente do CARF, que havia votado para fins de afastar a responsabilidade solidária.

Por Dra. Bárbara Galhardo Paiva.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »