MUDANÇAS NO E-SOCIAL A PARTIR DE 16.01.2023: CONDENAÇÕES TRABALHISTAS DEVEM SER INSERIDAS NO PROGRAMA

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Atualização do programa do e-Social na versão S 1.1 trouxe a obrigatoriedade da empresa inserir os dados de praticamente todas as condenações definitivas na Justiça do Trabalho, bem como os acordos firmados com os ex-empregados em Comissões de conciliação Prévia (CCP) e nos Núcleos Intersindicais (NINTER).

A nova versão do layout está disponível e já possui um cronograma de implantação: a) ambiente de produção: pode ser usado a partir de 16 de janeiro de 2023 e b) período de convivência entre as versões S-1.0 e S-1.1: até 19 de março de 2023.

Portanto, a partir de 2023 torna-se dever das informar os dados dos processos em que foram condenadas de forma solidária ou subsidiária. Também serão exigidas informações sobre o período em que o funcionário trabalhou na empresa, remuneração mensal, pedidos do processo e o que diz a condenação, além da base de cálculo do FGTS e da contribuição previdenciária. E o recolhimento do INSS proveniente dos processos trabalhistas serão recolhidos dentro do e-social passando a ser declaradas via DCTFWEB.

O prazo para que as empresas apresentem essas informações termina no 15º dia do mês subsequente à decisão ou ao acordo homologado.

A aposta do Governo é trazer maior segurança de todo o processo e melhorar a qualidade das informações prestadas, no entanto, o setor de departamento pessoal das empresas e das contabilidades terão que trabalhar em sintonia com a assessoria jurídica para o integral cumprimento da obrigação dentro do prazo estabelecido, sob pena de sofrer autuações.

Por isto, fiquem atentos as mudanças do e-social na versão S 1.1 e, em caso de dúvidas busquem seu jurídico.

AMANDA APARECIDA VIOLIN

COORDENADORA DA AREA TRABALHISTA DO ESCRITÓRIO BMF

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »