GOVERNO DE SÃO PAULO ABRE PROGRAMA ESPECIAL PARA QUITAÇÃO DE DÍVIDAS DE ICMS CONCEDENDO GRANDES DESCONTOS E PARCELAMENTOS

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

A partir de 07 de novembro de 2019, as empresas que têm débitos de ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços no seu passivo, poderão aderir ao chamado Programa Especial de Parcelamento – PEP do ICMS, tendo como data limite para aderir e usufruir dos respectivos benefícios até o dia 15 de dezembro do corrente ano.

O PEP é um programa de parcelamento oferecido pelo Estado de São Paulo para promover a regularização dos créditos do Estado, decorrentes de débitos de ICMS, sendo uma importante estratégia para as empresas que buscam regularizar seus débitos tributários, seja para a expedição de Certidão Negativa de Débitos – CND, ou para organização de pendências financeiras perante o Fisco Estadual.

Nos termos do Decreto 64.564/2019, o PEP dispensará o recolhimento do valor dos juros e das multas punitivas e moratórias na liquidação de débitos fiscais nos seguintes percentuais:

I – em parcela única, com redução de 75% do valor atualizado das multas punitiva e moratória e de 60% do valor dos juros incidentes sobre o imposto e sobre a multa punitiva;
 

II – em até 60 parcelas mensais e consecutivas, com redução de 50% do valor atualizado das multas punitiva e moratória e 40% do valor dos juros incidentes sobre o imposto e sobre a multa punitiva, sendo que na liquidação em:

a) até 12 parcelas, incidirão acréscimos financeiros de 0,64% ao mês;

b) 13 a 30 parcelas, incidirão acréscimos financeiros de 0,80%

c) 31 a 60 parcelas, incidirão acréscimos financeiros de 1% ao mês.

O Governo divulga que a expectativa é arrecadar cerca de R$ 3,1 bilhões, sendo, portanto, um bom negócio para o empresário que poderá pagar/parcelar seus débitos com grandes descontos e, em contrapartida, o Estado irá trazer novas receitas aos cofres públicos, ocasião em que todos saem ganhando.

Os interessados poderão fazer a adesão ao programa diretamente pelo site www.pepdoicms.sp.gov.br, podendo parcelar débitos de ICMS inscritos ou não na dívida ativa inclusive aqueles discutidos administrativamente e questionados judicialmente (execução fiscal), em razão de fatos geradores ocorridos até 31 de maio de 2019.

Uma grande novidade importante ao empresário é que além do ICMS normal, devido na operação própria, os débitos de ICMS Substituição Tributária poderão ser parcelados e recolhidos, excepcionalmente, em até 60 (sessenta) parcelas mensais. Cumpre destacar que o não recolhimento de referidos débitos relativos a Substituição Tributária pode configurar crime tributário e sua regularização vem afastar esse risco.

Portanto, se sua empresa possui débitos de ICMS com o Estado de São Paulo, aproveite as condições do PEP para ficar em dia com o fisco paulista e obter grandes descontos.

Por Dr Alfredo Bernardini

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »