Bancos possuem linhas de crédito emergencial para superação da crise causada pela COVID-19

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Diante da instauração da pandemia, grande parte das instituições bancárias do país se propuseram a adotarem medidas especiais para os seus clientes, de maneira a facilitar a obtenção de crédito, e promover um período de “respiro” aos devedores no pagamento de suas parcelas, de modo a manter a adimplência neste período de crise. Neste sentido, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os cinco maiores bancos do Brasil, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander, anunciaram a possibilidade de prorrogar as dívidas de seus clientes pessoa física e micro e pequenas empresas por 60 (sessenta) dias. Assim, seguem exemplos de algumas medidas adotadas:

–          Banco do Brasil

Os clientes pessoas físicas que já tenham operações de crédito contratadas podem renovar com carência para pagamento da primeira parcela nas linhas de crédito direto ao consumidor (CDC). O banco também aumentou o prazo para até dois meses de pagamentos do saldo devedor do cheque especial.

A adesão às novas condições pode ser feita pelos canais digitais, não sendo necessário dirigir-se a qualquer agência. Os clientes que precisarem reescalonar ou recuperar seus créditos, terão a possibilidade de realizar renegociações sem a necessidade de pagamento de entrada e repactuação que vai de 2 a 96 meses.

As novas medidas também incluem renegociação de dívidas para pessoas e empresas, com dispensa da primeira parcela, carência de 90 dias e prazo de dois a 100 meses para o novo contrato.

https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/emprestimo/emprestimo-pessoal?utm_source=PortalBB&utm_medium=bannerPromocionalHome&utm_campaign=canaisdigitais#/

–          Caixa

O banco ampliou as linhas de crédito consignado e diminui as taxa de juros no crédito pessoal (crédito consignado a partir de 0,99% a.m., penhor a partir de 1,99% a.m. e CDC a partir de 2,17% a.m).

Para cliente pessoa física, será disponibilizado gratuitamente o cartão virtual de débito para facilitar as compras online, além de permitir a renovação do contrato de penhor diretamente no site da instituição.

Já as empresas que atuam nos setores de comércio e serviços terão linhas de créditos especiais, com até seis meses de carência. O banco reduziu em até 45% as linhas de crédito para apoio às micro e pequenas empresas. Em relação aos contratos habitacionais de pessoa física, os clientes da Caixa poderão solicitar a pausa estendida de até duas prestações pelo app Habitação CAIXA, sem a premissa de comparecimento às agências.

Além disso, o banco concedeu o já informado direito à prorrogação de determinados empréstimos por 60 (sessenta) dias.

http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx

–          Santander

O Santander ampliou em 10% o limite do cartão de crédito de todos seus clientes que estejam adimplentes. Além disso, o banco concedeu o já informado direito à prorrogação de determinados empréstimos por 60 (sessenta) dias.

https://www.santander.com.br/campanhas/santander-te-apoia

–          Bradesco

O Bradesco concedeu o direito à prorrogação dos empréstimos por 60 (sessenta) dias em determinadas modalidades de crédito para pessoa física (Crédito pessoal sem garantia – exceto consignado, Crédito parcelado, Parcelamento de cheque especial, Reorganização financeira, Microcrédito produtivo orientado) e para pessoa jurídica (Capital de giro sem garantia/avalista, Giro fácil ou empresarial, CDC outros bens – serviços, Reorganização financeira, Microcrédito produtivo orientado).

Para solicitar a prorrogação junto ao banco, os débitos devem estar em dia, ou com até 59 (cinquenta e nove) dias de atraso.

https://banco.bradesco/coronavirus/

–          Desenvolve São Paulo

O Desenvolve SP com objetivo de auxiliar as empresas do estado de SP em meio a pandemia, remodelou as linhas de crédito. Com as mudanças, o micro, pequeno e médio empresário pode contar com capital de giro com taxa de juro reduzida (a partir de 1,03% a.m.) e maiores prazos de pagamento e carência. Serão disponibilizados R$ 200 milhões para capital de giro. A instituição também aumentou o prazo de financiamento de 36 para 42 meses, disponibilizou carência de 09 (nove) meses para pagamento.

https://www.desenvolvesp.com.br/empresas/opcoes-de-credito/enfrentamento-coronavirus/

  • BNDES

O banco adotou a possibilidade de concessão da suspensão temporária por prazo de até seis meses de amortizações de empréstimos contratados junto ao BNDES, nas modalidades direta e indireta às empresas afetadas pela crise.

Nas operações diretas, o pedido de suspensão deverá ser encaminhado ao BNDES.  Já em operações indiretas, a interrupção deverá ser negociada diretamente com o agente financeiro que concedeu o financiamento. O prazo total do crédito será mantido e não haverá a incidência de juros de mora durante o período de suspensão.

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/bndes-contra-o-coronavirus/medidas-emergenciais-contra-coronavirus/!ut/p/z1/tVNdT8IwFP0tPuxxa9m3vs0RWIyYEFHYXki3dVsNa0dXmPjrvYCJiQGnIfTlpvfjnHPbe1GCFijhZMtKopjgZAX3OHGX3nQcRoE9eByPIhdPB9FwNnRGZjh10StKUJJx1agKxSnPabtkvFVMbbIDgoYrUVMN1zRnOWn1THAlCRgp9kRy037HaE1lSXnGCDuVuGdqMpajmBbO7cAnpm7Z2NdtnBW6b9umbtKB42WW65DbAs37pCcQxmdOgKE-6UuJgcI7T-Gh-ZbRDr1wIWt4zOd_dhD1MbjuhQw98NZV4Sf4uvDmhfAPh-__ZYBgOUw5CSclwBJV6YwXAi3-Os1Qzd7W6ySA_YEofVdoceUFgo7KlUiPex3w1PJBuqQFlVQaGwnuSqmmvdOwhruuMw5yjFJsjVSCpwGqRki1F9UyRY_STmFVooVufkKgpq59a6fzj_snfRymfjcr6i8z95W_s1blzSedF3X5/dz/d5/L2dBISEvZ0FBIS9nQSEh/

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »