Atraso na entrega de imóvel faz presumir o direito a lucros cessantes, decide o STJ

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Em recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou o direito à indenização por lucros cessantes nos casos de atraso injustificado na entrega de imóveis. A decisão baseia-se no Tema 996/STJ, que estabelece que a vendedora tem a obrigação de pagar aluguel mensal à compradora até que a posse direta do imóvel seja disponibilizada ao adquirente.

A decisão proferida pela Segunda Seção do STJ destacou que esse direito se aplica não apenas aos imóveis financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, mas também a outras situações. Foi ressaltado que a presunção de prejuízo ao comprador decorrente do atraso, permanece independentemente de o contrato ser regido pelas normas gerais do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou pelas regras específicas do PMCMV.

O entendimento do STJ é de que o descumprimento contratual, no que se refere ao prazo de entrega do imóvel, diz respeito exclusivamente à relação de consumo entre a vendedora e o adquirente da unidade autônoma. Portanto, não há restrições quanto à aplicação dos lucros cessantes com base no valor locatício de imóvel assemelhado, o que deve incidir de forma presumida.

Inclusive muitas outras decisões do STJ também têm seguido esse entendimento em casos semelhantes, reforçando a jurisprudência estabelecida. A posição do tribunal busca garantir a proteção dos direitos dos consumidores que enfrentam atrasos na entrega de imóveis, assegurando a devida compensação pelos prejuízos materiais causados.

Se você tem um imóvel em situação de atraso na entrega pela construtora, procure um advogado da sua confiança, e faça valer os seus direitos!

Fonte: STJ (AgInt no REsp n. 2.003.066/PA, relatora Ministra Nancy Andrighi, Terceira Turma, julgado em 29/5/2023, DJe de 31/5/2023.)

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »