AGORA TODAS AS EMPRESA ESTÃO OBRIGADAS A CRIAR UM CANAL DE DENÚNCIA?

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Dra. Daniela Garcia da Silveira

A nova legislação, Lei 14.457/22, determina que todas as empresas que têm Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) devem disponibilizar um canal de denúncia para que os colaboradores possam relatar os casos de assédio sexual e moral.

O canal deve ser acessível a todos os colaboradores, independentemente do cargo ou função que ocupam. Além disso, é fundamental que seja assegurado o anonimato das denúncias, para que os denunciantes se sintam protegidos e seguros ao relatar os casos.

É importante lembrar que a empresa que descumprir essa legislação estará sujeita à aplicação de multa, pelo Ministério do Trabalho, bem como a reclamações trabalhistas.

Essa ideia de implantação do canal de denúncia faz parte do Programa de Compliance, há muito tempo, reforçando, cada vez mais, a importância da implementação desses mecanismos.

Portanto, o canal de denúncia se tornou obrigatório e é fundamental que as empresas estejam atentas a essa nova exigência e tomem as medidas necessárias para se adequarem o quanto antes. Além disso, é recomendado investir em treinamentos e conscientização sobre o tema, para que os colaboradores estejam cientes dos seus direitos e saibam como agir em caso de assédio.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »