TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR DE AUTISMO DEVE SER COBERTO DE MANEIRA AMPLA POR PLANO DE SAÚDE POR SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ)

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por Leticia Vieira de Oliveira.

O transtorno do aspecto autismo é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento das pessoas. Há várias abordagens terapêuticas que podem ajudar as pessoas com autismo a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, melhorar seu comportamento e qualidade de vida. Entre essas abordagens, o tratamento multidisciplinar é considerado uma das mais eficazes.

Entre as abordagens terapêuticas para o autismo, o tratamento multidisciplinar é considerado uma das mais eficazes. O tratamento multidisciplinar é um modelo de atendimento que envolve diferentes profissionais da área da saúde, como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores. Cada profissional contribui com sua expertise para oferecer um tratamento mais completo e individualizado ao paciente com autismo.

O tratamento multidisciplinar pode ser especialmente importante para crianças com autismo, pois pode ajudá-las a desenvolver habilidades sociais e emocionais que são importantes para a vida adulta. Além disso, é importante ressaltar que o autismo é uma condição complexa que afeta cada indivíduo de forma diferente. Portanto, o tratamento multidisciplinar pode ser ajustado às necessidades individuais de cada paciente com autismo. É importante ressaltar que o autismo é uma condição complexa que afeta cada indivíduo de forma diferente. Portanto, o tratamento multidisciplinar pode ser ajustado às necessidades.

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição neurológica que impacta significativamente a comunicação, interação social e comportamento dos indivíduos que a possuem. Existem diversas abordagens terapêuticas que podem auxiliar pessoas com TEA a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, além de melhorar sua qualidade de vida. Dentre essas abordagens, o tratamento multidisciplinar é considerado uma das mais efetivas.

O tratamento multidisciplinar, por sua vez, é um modelo de assistência que envolve profissionais de saúde de diversas áreas, como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores. Cada um desses profissionais contribui com sua expertise para fornecer um tratamento mais completo e personalizado ao paciente com TEA.

Sobretudo para crianças com TEA, o tratamento multidisciplinar pode ser especialmente importante, uma vez que ajuda a desenvolver habilidades sociais e emocionais que serão fundamentais para a vida adulta. Ademais, é importante salientar que o autismo é uma condição complexa que afeta cada indivíduo de forma singular. Por conseguinte, o tratamento multidisciplinar pode ser adaptado para suprir as necessidades individuais de cada paciente com TEA.

Com relação à cobertura de terapias especializadas para o tratamento do TEA, a ministra Nancy Andrighi frisou a relevância dessa medida. Embora a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tenha entendido que o rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é taxativo, a Terceira Turma do mesmo tribunal manteve a decisão de considerar abusiva a recusa de cobertura dessas terapias. A ANS, por sua vez, reconheceu a importância das terapias multidisciplinares para portadores de transtornos globais de desenvolvimento e, por isso, publicou a Resolução Normativa (RN) 539/2022, ampliando as regras de cobertura assistencial para o TEA. A agência reguladora também tornou obrigatória a cobertura de quaisquer métodos ou técnicas indicados pelo médico para transtornos globais de desenvolvimento.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »