CARF reconhece que o pagamento após decisão judicial desfavorável ao contribuinte corresponde à denúncia espontânea, e cancela multa de mora no valor de R$ 2,187 milhões.

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por Dra. Bárbara Galhardo Paiva

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) afastou a cobrança de R$ 2,187 milhões, ao reconhecer que o pagamento efetuado pelo contribuinte após a improcedência de ação judicial é semelhante à denúncia espontânea, e, portanto, não incidiria a multa de mora.

No caso concreto, o contribuinte possuía liminar e sentença favorável, que suspendia a exigibilidade de diferença de contribuições previdenciárias ao SAT/RAT ajustadas pelo Fator Acidentário de Prevenção (FAT).

Contudo, foi proferido acórdão judicial, que reformou a sentença e cassou a liminar. Diante do julgamento desfavorável ao contribuinte, a empresa logo deliberou efetuar o pagamento da diferença de valores.

Todavia, na visão do Fisco, o recolhimento havia ultrapassado o prazo de 30 (dias) estabelecido no artigo 63, parágrafo 2º da Lei 9.430/1996, e portanto, seria aplicável a multa de mora.

Já, o contribuinte defendeu que recolheu espontaneamente a diferença do tributo logo no momento em que acórdão reformou a sentença, e como não havia declarado o crédito tributário, seria típico caso de denúncia espontânea. Ressaltou que, ainda que não fosse denúncia espontânea, recolheu o tributo dentro do prazo de 30 dias contados da intimação do acórdão.

Sendo assim, a relatora do CARF deu provimento ao recurso da empresa cancelando a multa de mora, pois, segundo a julgadora, o pagamento caracterizava denúncia espontânea, frisando ainda que não havia procedimento fiscalizatório nem constituição em GFIP do valor pago.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »