PROIBIDO OU NÃO RELACIONAMENTO AMOROSO NO AMBIENTE DE TRABALHO

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por: Dra. Amanda Aparecida Violin

Hoje é 12 de junho, data em que se comemora o dia dos namorados e venho aqui trazer tema relacionado a esta data que é bem polêmico é proibido relacionamento amoroso no ambiente de trabalho?

Os Tribunais ao longo dos anos vêm entendendo que proibir relacionamento amoroso entre empregados viola a intimidade e a liberdade dos trabalhadores, representando, pois, uma afronta a seus direitos da personalidade, que são direitos constitucionais.

Contudo, a própria jurisprudência traz entendimento geral de que havendo excessos nas condutas impróprias do casal ou que afeta a dinâmica profissional e prejudica o desempenho e a harmonia da equipe, especialmente se um dos envolvidos ocupa uma posição de hierarquia superior é passível de justa causa nos termos do artigo 482, da CLT. Ou seja, a empresa não pode proibir o relacionamento, mas é ela que delimita o que pode ou não pode, através de regimento interno ou código de ética.

Até poque em casos extremos de assédio ou abuso, a empresa pode ser responsabilizada por permitir ou negligenciar a situação.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »