VOCÊ CONHECE OS TIPOS DE MODALIDADES DE LICITAÇÃO PREVISTOS NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS?

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por: Dra. Gabriela Fileto da Silva

A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) trouxe diversas alterações com o intuito de tornar a compra e a contratação de serviços e bens mais eficiente, tendo em vista que a Lei de Licitações e Contratos Administrativos tem como finalidade garantir que a Administração Pública faça contratações imparciais e justas, sem desviar do interesse coletivo.

Dentre as principais mudanças apresentadas pela Lei, podemos destacar a adição de uma nova modalidade de licitação, o diálogo competitivo.

Desse modo, temos 5 tipos de modalidades de licitação, sendo elas:

– Concurso

– Concorrência

– Leilão

– Pregão

– Diálogo Competitivo

Nesse artigo vamos discorrer sobre o diálogo competitivo, que foi acrescentado pela nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

O diálogo competitivo tem como finalidade atender contratações mais complexas, como no caso de inovação tecnológica ou quando não há soluções disponíveis no mercado para uma demanda específica.

Isto posto, o diálogo competitivo é usado para contratação de obras, serviços e compras, nas seguintes situações:

– Inovação tecnológica ou técnica

– Quando não há soluções disponíveis no mercado

– Quando não for possível a administração definir as especificações técnicas de forma precisa

Sendo assim, a administração seleciona os fornecedores, por critérios objetivos, que melhor vão atingir a finalidade e após selecionar os fornecedores realizam diálogos para entender qual licitante vai melhor resolver os problemas que ela quer solucionar.

No diálogo competitivo prioriza o fornecedor que tem a melhor qualificação e não aquele que, somente, tem o melhor preço, diferente de outros tipos de licitação.

Portanto, o diálogo competitivo serve para casos em que o objeto da licitação não pode ser encontrado com facilidade em vários fornecedores diferentes ou quando o objeto deve ser desenvolvido sob medida para a demanda.

– Fonte: Tribunal de Contas da União

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »