1º DE MAIO, QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Dra. Amanda Aparecida Violin 

Comemorar no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho significa referendar todas as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. 

Esta data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, na cidade da California nos Estados Unidos onde os trabalhadores conquistaram a redução da jornada de trabalho extenuante de 13 horas para 8 horas. E, hoje mais 80 nações comemoram o 1º de maio como o dia do Trabalhador. 

No Brasil, não podia ser diferente com a chegada dos europeus no fim do século 19 e começo do século 20 trouxe com eles os ideais de luta trabalhista. Em 1917, houve uma greve geral que pressionou o governo a época pela mudança no cenário operário. Em 1925, o então presidente Artur Bernardes decretou o Dia do Trabalhador, como também é chamado, em 1º de maio. 

No entanto, somente no governo de Getúlio Vargas que a data comemorativa se tornou referendada por todo país, mas com alteração de comemorar o Dia do Trabalho e não dia do Trabalhador, afinal, foi neste momento em um Primeiro de Maio, que foi criada e sancionada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.

Com a vigência da CLT passou a existir de forma mais clara na relação empregatícia os direitos e deveres dos empregados e dos empregadores gerando maior segurança jurídica.

Mais tarde, em 1949 pela Lei nº 662 o dia 1º de maio foi incluído no rol de feriado nacional e desde então tradicionalmente somente as empresas com atividades essenciais trabalham neste dia e as demais buscam prestigiar os trabalhadores.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS