JÁ ESTÁ EM VIGOR A NOVA LEI QUE FACILITA A LAQUEADURADA E VASECTOMIA

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por Julia Soares Medeiros.

A laqueadura é um método contraceptivo permanente para as mulheres que tem como objetivo impedir futuras gestações. Já a vasectomia é um procedimento médico de esterilização para homens que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura.

No dia 05 de Março entrou em vigor a Lei 14.443 que alterou a legislação de 1996, a qual era exigido a idade mínima de 25 anos, ou pelo menos 2 filhos vivos e autorização do cônjuge para a esterilização voluntária.

Com a nova Lei, não há necessidade de autorização do cônjuge, sendo necessário a idade mínima de 21 anos ou pelo menos 2 filhos vivos. 

Outra mudança na Lei supracitada foi a alteração na Portaria 48/99 do Ministério da Saúde, o qual proibia a laqueadura durante períodos de parto. Agora, as mulheres podem solicitar o referido procedimento apenas solicitando o procedimento com no mínimo 60 dias entre a manifestação da vontade e a realização do parto.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »