JÁ ESTÁ EM VIGOR A NOVA LEI QUE FACILITA A LAQUEADURADA E VASECTOMIA

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por Julia Soares Medeiros.

A laqueadura é um método contraceptivo permanente para as mulheres que tem como objetivo impedir futuras gestações. Já a vasectomia é um procedimento médico de esterilização para homens que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura.

No dia 05 de Março entrou em vigor a Lei 14.443 que alterou a legislação de 1996, a qual era exigido a idade mínima de 25 anos, ou pelo menos 2 filhos vivos e autorização do cônjuge para a esterilização voluntária.

Com a nova Lei, não há necessidade de autorização do cônjuge, sendo necessário a idade mínima de 21 anos ou pelo menos 2 filhos vivos. 

Outra mudança na Lei supracitada foi a alteração na Portaria 48/99 do Ministério da Saúde, o qual proibia a laqueadura durante períodos de parto. Agora, as mulheres podem solicitar o referido procedimento apenas solicitando o procedimento com no mínimo 60 dias entre a manifestação da vontade e a realização do parto.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA TERCERIZAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, COM CESSÃO DE MÃO DE OBRA.

O STF, no julgamento da ADC n° 16, declarou a Constitucionalidade do art. 71, do § 1° da Lei n°8.666/93, que veda a transferência automática da responsabilidade subsidiária do ente público quanto aos encargos trabalhistas decorrentes de contrato de prestação de serviços entre empresas terceirizadas e a administração pública.  Diante

Ler mais »