COMO CONSEGUIR POR ESCRITO DA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE A NEGATIVA DE REALIZAR UM PROCEDIMENTO?

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

É sabido que as operadoras de planos de saúde se recusavam a fornecer por escritoa informação sobre a negativa de cobertura para o tratamento solicitado. Normalmente, informavam presencialmente ou ligavam para o cliente e simplesmente passavam a informação da negativa por telefone, sem que houvesse registro oficial.

Entretanto, desde a Resolução Normativa n. 395/2016, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), esse cenário começou a ser modificado. Isso porque a referida Resolução estabelece no parágrafo primeiro do artigo 10º que o consumidor pode requerer por escrito a negativa de autorização para o procedimento (sejam exames ou intervenções diversas), devendo ser encaminhada por carta ou e-mail no prazo máximo de 24 horas.

Dessa forma, fica claro que é direito de todos que, se a operadora de saúde não fornecer a negativa de forma expressa, o consumidor deverá fazer um pedido por escrito e enviar por e-mail ou protocolar em um posto de atendimento da operadora de saúde, especificando o prazo de 24 horas para a resposta, também por escrito, nos termos da norma acima mencionada.

Se, ainda assim, a operadora não enviar a resposta por escrito, o consumidor deverá fazer uma reclamação para a ANS. O procedimento é chamado de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP) e pode ser feito por telefone através do DISQUEANS (0800 7019656) ou pelo site da ANS no endereço https://www.ans.gov.br/canais-de-atendimento.

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »