EMPREGADO É CONDENADO POR FALAR MAL DA EMPRESA EM REDES SOCIAIS

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Empregado que utiliza redes sociais para fazer comentários e falar mal da empresa na qual trabalha ou trabalhou pode ser condenado a pagar indenização por danos morais ao empregador.

Em caso recente a 1a turma do TRT da 18a região condenou empregado que fez live no Facebook para falar mal da empresa onde trabalhava. Ele tinha salário de R$ 1.346 e terá que pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais à ex-empregadora.

O Tribunal entendeu que no caso analisado o empregado extrapolou o direito à liberdade de expressão: “o trabalhador se mostra capaz de lesar o patrimônio imaterial da Requerente, exercendo de forma desarrazoada o seu direito à liberdade de expressão, ao ponto de transpassar os limites que preservam a honra e a imagem da Suplicante. A informação, falsa e caluniosa do dito colaborador da reclamada, conforme se vê dos autos, viralizou em pouquíssimo tempo. Infere-se, portanto, que restou comprovado o ato lesivo praticado pelo empregado, ofendendo a imagem da empresa autora.”

Dessa forma, a liberdade de expressão e o direito de fala nas redes sociais não é direito absoluto, esbarrando no direito à honra e imagem que também é garantido ao empregador.

Processo: 0010453-15.2020.5.18.0103

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »