OS DIREITOS DAS PESSOAS COM CÂNCER: Direito de fornecimento de medicamentos para o tratamento quando há prescrição médica

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Muitos planos de saúde negam o fornecimento de medicamentos e tratamentos aos pacientes com câncer alegando que estão excluídos do rol de medicamentos e tratamentos obrigatórios fornecido pela ANS.

Entretanto, quando há prescrição médica, o rol da ANS não pode se sobrepor ao Código de Defesa do Consumidor, que é a legislação aplicável aos planos de saúde, sendo a negativa considerada abusiva, contrariando o previsto no artigo 51 da Lei 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

Os tribunais pátrios já consolidaram o entendimento de que consumidores que contribuíram com seu plano de saúde não podem ficar desamparados quando precisam de seus tratamentos.

Se o médico de confiança do paciente prescreve um tratamento, não cabe ao plano de saúde analisar qual o melhor tratamento a ser aplicado, ele deve fornecer o tratamento e os medicamentos prescritos pelo médico.

Inclusive, a Súmula 102 do TJ/SP estabelece que é abusiva a negativa do plano de saúde quando há expressa indicação médica para o fornecimento de tratamento ou medicamento:

“Súmula 102: Havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio de tratamento sob o argumento da sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da ANS”.

O plano de saúde existe exatamente para garantir o tratamento e o fornecimento da medicação adequada ao paciente no momento em que ele mais precisa.

Por Dra. Ana Luiza Figueira Porto

[/column]

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

 

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »