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A cada ano que passa, se torna mais comum as operadoras de planos de saúde demonstrarem falhas na prestação de serviços junto ao consumidor, o que tem levado muitas pessoas a entrarem com ação contra o plano de saúde. Para se ter uma ideia, entre os anos de 2015 a 2021, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) contabilizou cerca de 130 mil processos judiciais contra os convênios.
Nesse sentido, seguem algumas dicas para entrar com ação contra o plano de saúde:
1 – Primeiramente, se faz necessário reunir os documentos que comprovem a relação legal e regular como o plano de saúde, ou seja, carteirinha do plano de saúde, documento que comprove o pagamento das mensalidades e, principalmente, o contrato assinado.
2 – Em caso de negativa de cobertura, aumento abusivo e cancelamento indevido, que são os motivos mais comuns, busque sempre solicitar explicações e os motivos nos canais de atendimento das operadoras de planos de saúde que podem ser registrados, como telefone e e-mail. Anote o protocolo das ligações com data e hora do contato, além de salvar as mensagens trocadas via e-mail e celular, a fim de municiar com provas uma eventual ação.
3 – Especificadamente, se for caso de negativa de cobertura, guarde os exames/procedimentos solicitados pelos médicos que foram negados pelos planos de saúde, bem como o laudo médico que comprove a necessidade de cada pedido. Além disso, se for algo urgente solicitado pelo médico, junte os recibos e comprovantes que demonstram os gastos, para um possível pedido de ressarcimento.
4 – Após isso, procure um bom advogado especialista em planos de saúde, pois será um diferencial importante para salvaguardar seus direitos.
Autor:
Rodolfo Pucharelli Andrade
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