Receita Federal divulga instruções para solicitar a restituição do IR sobre pensões alimentícias nos últimos 05 anos

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

O contribuinte que pagou Imposto de Renda Pessoa Física sobre pensões alimentícias nos últimos 05 anos, pode solicitar a restituição dos valores diretamente na Receita Federal.

Vale dizer que, recentemente, a Receita Federal publicou os procedimentos para restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), em observância ao julgamento da ADIº 5422 pelo Supremo Tribunal Federal, que afastou a incidência do IR sobre as pensões.

Nesse sentido, a Receita Federal orienta os seus contribuintes a retificar as declarações de Imposto de Renda, informando que os valores de pensão alimentícia não são tributáveis ou isentos. 

Aqueles que tiverem imposto de renda a restituir nos últimos cinco anos, o valor passível de restituição aumentará, e os contribuintes serão ressarcidos por meio de depósito bancário, observando-se os lotes de restituição do Imposto de Renda.

No caso das pessoas físicas que pagaram imposto nos últimos 05 anos, a exclusão das pensões alimentícias da base de cálculo do IR acarretará na redução do montante devido, que poderá ser restituído, por meio de pedido eletrônico de restituição (Perdcomp) no portal E-CAC.

Por Dra. Bárbara Galhardo Paiva

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »