Receita Federal divulga instruções para solicitar a restituição do IR sobre pensões alimentícias nos últimos 05 anos

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

O contribuinte que pagou Imposto de Renda Pessoa Física sobre pensões alimentícias nos últimos 05 anos, pode solicitar a restituição dos valores diretamente na Receita Federal.

Vale dizer que, recentemente, a Receita Federal publicou os procedimentos para restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), em observância ao julgamento da ADIº 5422 pelo Supremo Tribunal Federal, que afastou a incidência do IR sobre as pensões.

Nesse sentido, a Receita Federal orienta os seus contribuintes a retificar as declarações de Imposto de Renda, informando que os valores de pensão alimentícia não são tributáveis ou isentos. 

Aqueles que tiverem imposto de renda a restituir nos últimos cinco anos, o valor passível de restituição aumentará, e os contribuintes serão ressarcidos por meio de depósito bancário, observando-se os lotes de restituição do Imposto de Renda.

No caso das pessoas físicas que pagaram imposto nos últimos 05 anos, a exclusão das pensões alimentícias da base de cálculo do IR acarretará na redução do montante devido, que poderá ser restituído, por meio de pedido eletrônico de restituição (Perdcomp) no portal E-CAC.

Por Dra. Bárbara Galhardo Paiva

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA TERCERIZAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, COM CESSÃO DE MÃO DE OBRA.

O STF, no julgamento da ADC n° 16, declarou a Constitucionalidade do art. 71, do § 1° da Lei n°8.666/93, que veda a transferência automática da responsabilidade subsidiária do ente público quanto aos encargos trabalhistas decorrentes de contrato de prestação de serviços entre empresas terceirizadas e a administração pública.  Diante

Ler mais »