Governança Corporativa e Compliance – Estratégias para uma Gestão Empresarial Sustentável

Por Gabriela Fileto da Silva (OAB/SP 464.831).

No cenário atual, marcado por constantes mudanças regulatórias e pela crescente exigência por transparência, as empresas enfrentam desafios significativos para garantir a conformidade com as normas legais e promover uma gestão ética e eficiente. Nesse contexto, os conceitos de compliance e governança corporativa surgem como pilares fundamentais para a integridade e sustentabilidade das organizações. 

O compliance, no contexto empresarial, refere-se ao conjunto de práticas e procedimentos adotados pelas organizações para assegurar o cumprimento das leis, regulamentos, normas internas e externas, e princípios éticos aplicáveis às suas atividades. 

Já a governança corporativa refere-se ao sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo a relação entre sócios, conselho de administração, diretoria e demais partes interessadas, a boa governança busca alinhar os interesses das partes envolvidas e assegurar a transparência, a equidade e a responsabilidade na gestão empresarial.

Desse modo, a integração entre compliance e governança corporativa é essencial para a criação de um ambiente empresarial ético, transparente e sustentável. Pois, enquanto o compliance assegura a conformidade com as normas legais e éticas, a governança corporativa garante a estrutura e os mecanismos necessários para uma gestão eficiente e responsável.

A sinergia entre essas duas áreas resulta em benefícios significativos para as empresas, como a (i) redução de riscos com a identificação e mitigação de riscos legais, financeiros e reputacionais; (ii) o aumento da confiança melhorando a imagem e a reputação da empresa junto aos investidores, clientes e sociedade em geral e a (iii) sustentabilidade, com a promoção de práticas empresariais sustentáveis, que consideram os interesses de todas as partes interessadas e contribuem para o desenvolvimento econômico e social.

Sendo assim, podemos constatar que o compliance e governança corporativa são elementos fundamentais para a integridade e a eficiência das organizações e com a implementação de programas robustos de compliance e a adoção de boas práticas de governança corporativa a empresa, não apenas atendem às exigências legais, mas também promovem uma cultura organizacional ética e responsável. 

ÚLTIMOS ARTIGOS

Fim do Teto de 20 Salários Mínimos: Entenda a Modulação dos Efeitos do Tema 1079 do STJ e o Impacto no Caixa da sua Empresa.

Por Jade Andressa Isaac Xavier. O cenário tributário brasileiro é um ambiente em constante evolução, marcado por reinterpretações e decisões judiciais que definem o planejamento fiscal das empresas. Recentemente, uma das mais impactantes mudanças foi proferida pelo Superior Tribunal de Justiça no julgamento do Tema Repetitivo 1079: o fim do

Ler mais »