[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]
Por: Marcelo de Meirelles Filho
Em busca de soluções eficazes para a inadimplência tributária, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a 1ª Semana Nacional da Regularização Tributária, uma iniciativa de extrema importância que visa proporcionar condições especiais para que os contribuintes iniciem o ano novo em dia com o fisco.
O Brasil enfrenta um cenário desafiador, com elevados índices de litígios entre o fisco e os contribuintes, envolvendo uma extensa lista de impostos como IPTU, INSS e imposto de renda. Diante desse contexto, a busca por uma vida financeira organizada e livre de dívidas torna-se o anseio de todo brasileiro.
Sob o lema “Comece o Ano Novo em Dia com o Fisco”, essa iniciativa do CNJ visa proporcionar condições especiais aos contribuintes que buscam regularizar sua situação fiscal. Uma medida que procura oferecer uma solução concreta e efetiva para resolver a alta pendência judicial.
A negociação durante esta semana revela-se uma excelente oportunidade, concedendo condições mais vantajosas para que o devedor possa quitar seus débitos. Na maioria dos casos, as transações especiais oferecidas propiciam realizar o parcelamento do débito, bem como consideráveis descontos nos encargos legais incidentes sobre o débito.
O objetivo principal é estimular estados, municípios e União a implementarem medidas que encerrem as dívidas de maneira segura, célere e benéfica para os dois lados da relação, de forma a evitar que tal demanda seja discutida em processos litigiosos demorados e desgastantes.
A juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Keity Saboya, destaca a importância da iniciativa: “Buscamos estimular que estados, municípios e União tenham condições para desenvolver medidas que ponham fim a litígios de maneira segura e, de preferência, não litigiosa”. Esse enfoque visa criar um ambiente propício para a resolução pacífica das pendências fiscais, beneficiando tanto o contribuinte quanto o poder público.
A abertura da ação ocorreu na segunda-feira (11/12), marcando o início de uma semana dedicada à regularização tributária. Dessa forma, a 1ª Semana Nacional da Regularização Tributária emerge como uma iniciativa relevante e oportuna, proporcionando não apenas soluções para a inadimplência, mas também inaugurando uma a tentativa de implementar uma cultura de resolução pacífica de litígios fiscais no Brasil.
Nessa toada, é relevante ressaltar as parcerias estabelecidas com diversos entes tributantes, possibilitando aos contribuintes verificar se há qualquer edital de transação aberto em sua cidade ou estado. Essa transparência facilita o acesso às oportunidades de regularização, tornando o processo mais acessível e compreensível.
Para os contribuintes que possuem pendências com o fisco, é a oportunidade ideal para buscar a regularização de seus débitos, basta conferir se o ente em que possui a dívida aderiu à Semana da Regularização Tributária e disponibilizou alguma modalidade de transação especial.
Além disso, a busca por profissionais habilitados pode ser uma estratégia valiosa para orientação e auxílio na adesão a alguma transação. Com a Semana Nacional da Regularização Tributária, abre-se uma janela de oportunidade para que os contribuintes iniciem um novo ano com suas finanças organizadas.
[/column]