Por Pietra Alcazar
A fraude corporativa é uma prática ilícita, a qual é realizada quando o indivíduo, intencionalmente, engana ou manipula as informações dentro da empresa em que ele faz parte. Essa ação pode ser concretizada de várias formas, como por exemplo: manipulação de dados financeiros, desvio de recursos, falsificação de documentos e informações enganosas. A fraude tem o propósito de obter vantagens financeiras ou proteger interesses, geralmente em benefício próprio, assim, prejudicando investidores, credores ou consumidores.
Nessas situações, a importância da responsabilidade dos administradores é crucial para a prevenção da fraude corporativa, eles devem agir com cuidado e muita atenção na gestão da empresa.
Os administradores podem ser responsabilizados no âmbito civil, penal e administrativo. Na área cível, os funcionários podem ter a obrigação de indenizar a empresa com seus bens pessoais. Na área penal, eles podem ser responsabilizados por crimes contra a ordem econômica, tributária e por relações de consumo. Na área administrativa, órgãos reguladores podem impor sanções administrativas, como multas e proibições de atuar nas áreas de gestão, para os envolvidos na fraude.
Uma das ferramentas para se evitar a fraude corporativa é o compliance jurídico. Essa ferramenta auxilia a empresa a manter suas conformidades com as normas da empresa.
O compliance pode ajudar a detectar, com mais facilidade, atividades suspeitas, dessa forma, a empresa terá uma resposta mais rápida para cessar as consequências, contribui, também, para que seja mantida a cultura de ética e transparência do estabelecimento.