NOTIFICAÇÃO A ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS PELO ECAD PARA PAGAMENTO DE DIREITOS AUTORAIS.

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por: Dra. Maria Eduarda Buscain Martins

Primeiramente, insta salientar que o ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição é o órgão responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais de execução pública musical. Ou seja, todas as vezes em que uma música é reproduzida publicamente, cabe ao ECAD realizar o recolhimento financeiro dos indivíduos que se utilizaram da música e repassar esses valores aos artistas.

Nesse sentido, se seu estabelecimento comercial reproduz músicas ao vivo, som ambiente ou mesmo programas de televisão, deve, nos termos das Leis 9.610/98 e 12.853/13, realizar o pagamento de direitos autorais.

Seguindo esta lógica, é comum estabelecimentos comerciais que ainda não realizam o recolhimento dos direitos autorais receberem visitas de técnicos do ECAD, com o intuito de notificar a empresa e esclarecer sobre a importância de referido pagamento.

Os técnicos sempre estarão com o crachá do ECAD e seus dados profissionais poderão ser consultados através do site: https://www4.ecad.org.br/onde-estamos/.

A partir da notificação, o estabelecimento receberá mensalmente um boleto emitido pelo próprio ECAD. Para evitar cair em possíveis fraudes, o usuário deve conferir se o Boleto Bancário foi emitido pelo Banco Bradesco, tem código de barras iniciado com os dígitos 237, e como beneficiário o “Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad”, com o CNPJ 00.474.973/0001-62.

Salienta-se, também, que é possível fazer uma simulação com uma estimativa de valores para o pagamento de mensalidade do ECAD, através do site do mesmo, levando-se em consideração critérios como (i) tamanho da área sonorizada; (ii) local onde a música é tocada; (iii) ramo de atividade do negócio; etc.

Para solucionar eventuais dúvidas e obter orientações acerca do pagamento de direitos autorais, fale com advogados especializados na área.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

ESG e a Responsabilidade Legal das Empresas no Contexto

Nos últimos anos, a sigla ESG — Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) — passou a ocupar posição central no debate jurídico e empresarial. Inicialmente vinculada ao mercado financeiro e à análise de investimentos sustentáveis, a agenda ESG evoluiu para um verdadeiro parâmetro de avaliação da conduta corporativa,

Ler mais »

RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA TERCERIZAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, COM CESSÃO DE MÃO DE OBRA.

O STF, no julgamento da ADC n° 16, declarou a Constitucionalidade do art. 71, do § 1° da Lei n°8.666/93, que veda a transferência automática da responsabilidade subsidiária do ente público quanto aos encargos trabalhistas decorrentes de contrato de prestação de serviços entre empresas terceirizadas e a administração pública.  Diante

Ler mais »