O QUE É UMA PATENTE E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por: Dra. Maria Eduarda Buscain Martins

Uma patente é um direito exclusivo concedido a um inventor para proteger sua invenção de ser copiada, vendida ou utilizada por outros sem sua permissão. É uma forma de propriedade intelectual que dá ao titular o direito de excluir outros de fazer, usar, vender ou importar a invenção patenteada por um período limitado.

As patentes são importantes porque incentivam a inovação e o progresso tecnológico. Elas oferecem aos inventores a segurança de que suas invenções estarão protegidas contra a concorrência. Além disso, as patentes contribuem para o compartilhamento de conhecimento, pois os detalhes das invenções patenteadas são publicados e se tornam acessíveis ao público.

Existem dois tipos principais de patentes: patentes de invenção e patentes de modelo de utilidade.

As patentes de invenção são concedidas para novas invenções que resolvem um problema técnico específico. Um exemplo de patente de invenção é a patente do telefone, concedida a Alexander Graham Bell em 1876.

As patentes de modelo de utilidade, também conhecidas como “patentes de inovação”, por sua vez, são concedidas para invenções que apresentam uma nova forma ou um novo arranjo de um objeto existente, resultando em uma melhoria funcional. Um exemplo de patente de modelo de utilidade é a patente de um tipo específico de abridor de garrafas cujo uso é mais fácil do que dos designs existentes.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS