VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA LEI QUE OBRIGA A MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS E PRIVADOS?

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por: Ana Luiza Figueira Porto

A Lei 13.589/2018 determina que todos os edifícios, públicos ou privados, são obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado. 

A Lei estabelece a necessidade de se criar um Plano de Manutenção, Operação e Controle, com o objetivo de prevenir ou minimizar riscos à saúde dos ocupantes. O plano obedece a parâmetros regulamentados pela Resolução 9/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e posteriores alterações, assim como às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo é garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza.

A lei é aplicada a todos os edifícios, e alguns ambientes climatizados de uso restrito, como laboratórios e hospitais, por exemplo, deverão obedecer a regulamentos específicos que são mais rigorosos, em razão da função que exercem, para evitar contaminação.

Fonte: Agência Senado

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

ESG e a Responsabilidade Legal das Empresas no Contexto

Nos últimos anos, a sigla ESG — Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) — passou a ocupar posição central no debate jurídico e empresarial. Inicialmente vinculada ao mercado financeiro e à análise de investimentos sustentáveis, a agenda ESG evoluiu para um verdadeiro parâmetro de avaliação da conduta corporativa,

Ler mais »

RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA TERCERIZAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, COM CESSÃO DE MÃO DE OBRA.

O STF, no julgamento da ADC n° 16, declarou a Constitucionalidade do art. 71, do § 1° da Lei n°8.666/93, que veda a transferência automática da responsabilidade subsidiária do ente público quanto aos encargos trabalhistas decorrentes de contrato de prestação de serviços entre empresas terceirizadas e a administração pública.  Diante

Ler mais »