SEGUE PARA APROVAÇÃO PROJETO DE LEI QUE REDUZ ITCMD PARA 1% NO ESTADO DE SÃO PAULO

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Por: Tiago Lucena Figueiredo

No final do ano passado, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei 511/2020 que reduz as alíquotas do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos – ITCMD. Pela nova legislação, as alíquotas do imposto são minoradas para 0,5% nos casos das doações e 1% nos casos das transmissões por morte. Atualmente, a alíquota do ITCMD no Estado de São Paulo é de 4%, independentemente da operação (doação ou transmissão por morte).

As alíquotas menores passarão a valer a partir da sanção do projeto de lei pelo novo Governador. No entanto, muitos especialistas tem recomendado ao Governador eleito que vete o projeto de lei, considerando que poderá haver impacto na arrecadação pelo Estado e aumento da desigualdade. Ou seja, apesar de aprovado o projeto de lei, existem chances para este não entrar em vigência, considerando que o Governador do Estado poderá vetá-lo. 

Nos próximos dias, teremos a resolução desta situação, quando o Governador deverá se manifestar a respeito, sancionando ou vetando o Projeto de Lei 511/2020. Por isso, recomenda-se às pessoas físicas e jurídicas que estejam para realizar doação ou em processo de sucessão que consultem sua assessoria jurídica para avaliar o melhor momento para realizar a operação, considerando que nos próximos dias podemos ter uma redução drástica na alíquota do ITCMD.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

A Lei do Bem e as Startups: Por Que Sua Inovação Pode Estar Perdendo Milhões em Incentivos Fiscais no Brasil 

Por Ricardo Alexandre Cione Filho. No cenário global contemporâneo, as startups emergiram como motores inquestionáveis de progresso, redefinindo mercados, impulsionando economias e trazendo soluções inovadoras para desafios complexos. No Brasil, não é diferente, essas empresas vibrantes são vistas como importantes vetores de transformação econômica, social e tecnológica, tanto no Brasil

Ler mais »