Governo Federal publica decreto que confirma a redução de 25% da alíquota do IPI sobre a maioria dos produtos da Tabela TIPI

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

No dia 14 de abril de 2022, o Governo Federal publicou o novo Decreto nº 11.047/2022, que conforma a redução de 25% da alíquota do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados, sobre a maioria dos produtos da Tabela TIPI.

O novo decreto tem o objetivo de sanar dúvidas existentes e insegurança dos contribuintes, a respeito da aplicação da redução de 25% às alíquotas do IPI sobre quase a totalidade dos produtos industrializados.

Os eletrodomésticos, por exemplo, tais como geladeiras, fogões, máquinas de lavar, terão alíquota reduzida do IPI. Produtos como bebidas e armas também tiveram a redução do imposto. Por outro lado, o cigarro não teve a alíquota reduzida. Automóveis tiveram redução minorada em 18,5%. Anteriormente, os painéis de madeira e laminados tinham alíquota de 5%, sendo que, após o decreto, terão alíquota de 3,75%.

O Decreto entra em vigor a partir do dia 1 de maio de 2022.

[/column]

ÚLTIMOS ARTIGOS

RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA TERCERIZAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, COM CESSÃO DE MÃO DE OBRA.

O STF, no julgamento da ADC n° 16, declarou a Constitucionalidade do art. 71, do § 1° da Lei n°8.666/93, que veda a transferência automática da responsabilidade subsidiária do ente público quanto aos encargos trabalhistas decorrentes de contrato de prestação de serviços entre empresas terceirizadas e a administração pública.  Diante

Ler mais »